quarta-feira, 15 de maio de 2013

PERCURSO TURÍSTICO COM "VIA FERRATA" NO RIO PÓIO


Como prometido, aqui estamos a trazer informações turísticas da nossa terra e começamos com uma grande novidade que irá trazer muita gente apreciadora de montanha. A zona natural do rio Póio vai ser dotada de um conjunto de intervenções que irão potenciar este espaço a nível do turismo de natureza. Já foi realizada uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural-PRODER – Subprograma 3 – Dinamização de Zonas Rurais, que contempla um Plano de Intervenção do Parque Natura de Alvadia e do Mirapoio. 
 É um autêntico convite à aventura, a instalação de equipamento em metal que tem características de montanha. Terá um comprimento de cerca de 600 metros e será colocado nos pontos mais inacessíveis das fragas telúricas do rio Póio. Esta estrutura de apoio, metálica, que visa facilitar a vida (e a segurança) aos amantes da escalada será uma das maiores “via ferrata” da Europa e será construída nas fragas do rio Póio. 
A iniciativa da Câmara Municipal terá como instituição parceira a Junta de Freguesia de Alvadia e o Penaventura Park. Em paralelo a este projeto, está na calha a criação do Parque Natura de Alvadia e do Mirapoio. 
Este projeto, quando concluído, trará muitos turistas à nossa terra onde serão recebidos de braços abertos.
Para quem não sabe o que é uma ferrata, aqui fica uma pequena explicação:
"A Via ferrata (It.) é um itinerário preparado nas paredes rochosas da montanha - com escadas, cabos, pitões, etc. - destinado a facilitar a progressão e optimizar a segurança dos montanhistas.Com 7 graus de dificuldade que vão de Fácil a Extremamente difícil, pode ser acessível a um pedestranista em boa forma ou então a um montanhista experimentado.
Origem :Tudo começou em 1880 quando os guias alpinos de Madonna di Campiglio, Itália, prepararam a vertente oriental do cume da Brenta para facilitar a passagem dos seus clientes. A ideia foi bem acolhida pelo exército italiano que resolveu equipar também as passagens escarpada nas Dolomites a fim de permitir às tropas alpinas de transportar material militar de uma guarnição a outra.1
O princípio foi depois utilizado nos países da Europa onde a prática do alpinismo é corrente, mas democratizou-se na França e na Suíça a partir anos 1900." in wikipédia
 Exemplo de Via Ferrata


IMAGENS MARAVILHOSAS DO POIO - ALVADIA e CERVA



































Sem comentários:

Enviar um comentário