Vias Verdes, Voies Vertes, Voies Douces ou
Greenways, são algumas das designações internacionais de infra-estruturas
destinadas ao tráfego ligeiro não motorizado. Em Portugal estão a ser criadas
Ecopistas ao longo de ramais ferroviários desativados.
Ecopista ou Pista Verde é a designação portuguesa atribuída aos percursos
que utilizam antigos ramais ferroviários desativados. Estes situam-se em
diversas regiões do território continental, potenciando a criação de uma
verdadeira rede ou sistema nacional de passeios na Natureza e, por vezes,
também em meio urbano.
Com as Ecopistas, a REFER pretende aderir à Rede Europeia de Vias Verdes,
que reúne hoje em dia vários países europeus e, em consequência, vir a
tornar-se membro da Associação Europeia de Vias Verdes.
Exemplo de uma Vía Verde, a Ecopista do
Corgo que liga Vila Pouca de Aguiar a Pedras Salgadas, com uma extensão de
cerca de 6 Km. A Linha do Corgo foi
desativada em 1990 e, quinze anos depois entrava em funcionamento o primeiro
Percurso da Ecopista do Corgo, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas.
Trata-se de um percurso aprazível,
paisagístico, cultural e turístico, que passa pelas aldeias de Nuzedo, Sampaio
e Vila Meã, onde também podemos encontrar antigos edifícios de apoio ao
funcionamento da linha ferroviária, como estações e apeadeiros.
Ao longo de todo o caminho os campos agrícolas são uma
constante, estando a Ecopista ladeada por vinhas e árvores de fruto o tempo
todo.
É necessário que as Ecopistas portuguesas se adaptem aos critérios aceites
por todos os participantes, de forma a facilitar o seu acesso e a sua
utilização pelo maior número possível de utentes, nomeadamente:
- Declives inferiores a 3%;
- Interdição a veículos motorizados;
- Independência em relação a outras vias de circulação;
- Reduzido número de cruzamentos com outras estradas;
- Continuidade do uso público da via.
As Ecopistas são concebidas como percursos na Natureza, uma vez que os
antigos ramais ferroviários percorrem, de uma forma geral, zonas rurais ou
naturais com interesse paisagístico, sendo o seu piso permeável, de terra
batida ou saibro, para manter essa característica de caminho rural. A REFER pretende
converter em Ecopistas os cerca de 800 quilómetros de linhas férreas
desativadas de que é proprietária.
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