quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Como poupar água nas tarefas domésticas!!!

Face a um problema de escassez de água cada vez mais comum há que prevenir, consumindo este recurso vital sem desperdícios. As tarefas domésticas representam uma fracção significativa do consumo doméstico que no entanto, pode ser controlado através de ações simples.
A água é um recurso que se tem vindo a tornar mais escasso tornando-se um problema para muitos no presente e para muitos mais num futuro mais ou menos próximo. Cabe assim a cada um de nós contribuir para uma poupança global deste recurso vital. 
A lida da casa faz parte da nossa rotina e a água consumida, por exemplo, através da utilização das máquinas de lavar representa uma fracção significativa dos consumos domésticos. Vejamos então como podemos limitar o gasto de água sem abdicar de utilizar as máquinas de lavar que temos em casa.
Utilização conscienciosa máquinas de lavar roupa.
As máquinas de lavar roupa, domésticas são hoje em dia equipamentos de utilização generalizada, estimando-se, de acordo com as estatísticas disponíveis, que cerca de 80% de um total de cerca de 5 000 000 de fogos existentes em Portugal possuem este equipamento.
As máquinas de lavar domésticas têm tido uma evolução rápida em termos de redução dos consumos na lavagem. Os modelos de máquina de lavar atualmente em uso têm consumos de água muito variáveis, entre 35 e 220 litros por lavagem, podendo admitir-se um valor médio de 90 litros por lavagem em geral, para uma capacidade de carga de 5 kg de roupa de algodão. Estes equipamentos têm em geral uma vida útil entre 8 e 16 anos, dependendo nomeadamente da sua qualidade e da frequência de utilização.


Assim, pode reduzir o consumo de água da sua máquina de lavar roupa através de acções simples: 
- Consulte das instruções do equipamento, particularmente no que se refere às recomendações relativas aos consumos de água, energia e detergente;

- Utilize da máquina apenas com carga completa;

- Não utilize programas com ciclos desnecessários (exemplo, pré-lavagem);

- Seleccione os programas conducentes a menor consumo de água;

- Regule a máquina para a carga a utilizar e para o nível de água mínimo, se possuir regulador para esse fim;

- Substitua a máquina de lavar roupa no fim de vida por outra mais eficiente em termos de uso de água e energia e com maior flexibilidade para adaptação dos programas à necessidades de lavagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário