quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Museu do Volfrâmio na Casa do Povo de Cerva!!

No âmbito do projecto de criação de três polos museológicos no concelho de Ribeira de Pena, um dos mais bonitos edifícios da Vila de Cerva, será o futuro local desta unidade museológica que deverá abrir portas ainda este ano. O edifício da Casa do Povo é onde Cerva irá acolher o Centro Interpretativo do Volfrâmio. O espaço será readaptado para a nova funcionalidade e será alvo de um conjunto de intervenções.
O edifício está ser alvo de um conjunto de intervenções que permitirá a adoção de um conjunto de conteúdos referentes à atividade mineira, em especial referentes á sua extração. 
Este centro interpretativo será muito interativo com as pessoas, transmitirá conhecimento, a todos os Cervenses e aos turistas que o venham visitar.
A extração mineira de Volfrâmio e mais tarde o estanho, segundo alguns registos encontrados, teve início em 1908.
As minas do Monte da Corda e de Adoria foram apoiadas pela "Sociéte Civile d'Études de Tous Gisements Miniers" (Sociedade Civil de Estudos de Todos os Campos Mineiros) sedeada em Paris.
Várias foram as concessionárias, internacionais e mais tarde nacionais, que aqui operaram.
Em 1938 o Estado Português concessionou a José Cândido Dias a exploração das minas de Adoria; em 1945 a empresa exploradora era "Companhia Portuguesa de Minas - Concessão de S. João de Escourêda"; e em 1956 "Minas de Cerva SARL" com sede na Rua Alexandre Herculano 11-2º -D 4 228 Lisboa. 
Estas minas laboraram até 1972, e foi considerado o segundo melhor couto mineiro do distrito de Vila Real, sendo o primeiro o de ouro de Jales. nA obra deste Centro Interpretativo do Volfrâmio será cofinanciada a 75 %, por fundos comunitários.

* Informação e imagem retiradas de: http://www.avozdetrasosmontes.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=8505 e http://viladecerva.blogs.sapo.pt/9382.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário