O
PRIVETUR (Associação Portuguesa de Turismo Rural) elaborou o Manual de Boas
Práticas do Turismo Rural Sustentável, e definiu-o como um guia para
empreendedores, proprietários, gestores de projetos, operadores turísticos e
utilizadores finais ou consumidores.
O
chamado negócio verde começa a entrar na ordem do dia e na agenda das grandes
multinacionais e isso é um indicador de que o paradigma está a mudar. Através
deste manual são introduzidos os princípios da sustentabilidade do negócio de
turismo rural, de forma simplificada, organizada e com um único fim de criar
uma base efectiva para o negócio.
Um
estudo elaborado em 2012, mostra que 71 % dos consumidores optaram por ofertas
ambientalmente responsáveis nas viagens que realizaram ao longo do ano. A percentagem
altamente relevante de turistas com preocupações ambientais e o número
crescente de viagens a nível mundial consolidam a importância sustentável dos negócios
turísticos.
Ser
“verde” generalizou-se e corre o risco de se banalizar na sociedade, no entanto
os consumidores aumentam a sua percepção em relação aos produtos e serviços “verdes”
que funcionam tão bem ou melhor que os produtos e serviços tradicionais, sendo
o foco essencial a aquisição de bem-estar e co-responsabilização pela gestão do
bem comum.
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