quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O caminho da sustentabilidade nos negócios de Turismo Rural!!

O PRIVETUR (Associação Portuguesa de Turismo Rural) elaborou o Manual de Boas Práticas do Turismo Rural Sustentável, e definiu-o como um guia para empreendedores, proprietários, gestores de projetos, operadores turísticos e utilizadores finais ou consumidores.
O chamado negócio verde começa a entrar na ordem do dia e na agenda das grandes multinacionais e isso é um indicador de que o paradigma está a mudar. Através deste manual são introduzidos os princípios da sustentabilidade do negócio de turismo rural, de forma simplificada, organizada e com um único fim de criar uma base efectiva para o negócio.
Um estudo elaborado em 2012, mostra que 71 % dos consumidores optaram por ofertas ambientalmente responsáveis nas viagens que realizaram ao longo do ano. A percentagem altamente relevante de turistas com preocupações ambientais e o número crescente de viagens a nível mundial consolidam a importância sustentável dos negócios turísticos.

Ser “verde” generalizou-se e corre o risco de se banalizar na sociedade, no entanto os consumidores aumentam a sua percepção em relação aos produtos e serviços “verdes” que funcionam tão bem ou melhor que os produtos e serviços tradicionais, sendo o foco essencial a aquisição de bem-estar e co-responsabilização pela gestão do bem comum.  



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