quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Classificação dos seres vivos....

No âmbito da nossa formação e do módulo " Sistemática dos seres vivos" abordamos o tema da classificação dos seres vivos.

Assim, a sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as  relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a  filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxones a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.

O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas. Para isso se utilizam também características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os táxones em questão.

De acordo com a classificação vigente as espécies descritas são agrupadas em  géneros. Os géneros são reunidos, se tiverem algumas características em comum, formando uma família. Famílias, por sua vez, são agrupadas numa ordem. Ordens são reunidas em classes. Classes de seres vivos são reunidas em filos. E os filos são, finalmente, componentes de alguns dos cinco  reinos  (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia).


O esquema seguinte demonstra essa organização.


 


Fonte:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos.php

Sem comentários:

Enviar um comentário