quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quais os passos a dar para constituir uma empresa?

No âmbito da nossa formação e no módulo " Empresa - ferramentas clássicas de gestão" aprendemos que para construir uma empresa de sucesso é fundamental seguir determinados passos. Esses passos são: 


O empenho e dedicação do empresário é determinante ou pelo menos pode influenciar decisivamente o resultado de uma iniciativa empresarial.


A ideia de negócio dever conter 3 itens:

- Ser uma novidade

- Ter aplicação industrial

- Ser uma invenção ou seja algo que não é óbvio.


É importante conhecer a envolvente socioeconómica e legal da nova empresa como por exemplo:

·         Informação

·         Apoio tecnológico e de instalação (incubadoras de empresas…)

·         Financiamento (Credito Bancário, Capital de risco…)

·         Formalidades Legais (lojas da empresa, registo no cartório…)


O novo empresário deve fazer um esforço no sentido de melhor se conhecer, fazendo para tal um diagnóstico triplo:

  • Sobre si mesmo;
  • Sobre o projeto;
  • Sobre a futura empresa

A envolvente externa corresponde a um conjunto de elementos que o futuro empresário não pode controlar. Para caracterizar a envolvente externa recorre-se ao estudo de mercado.)

- Estudo dos consumidores:
- Estudo da concorrência


A política comercial de uma empresa deve enquadrar não só aspetos relacionados com as vendas (estratégia de marketing e bases de ação comercial), mas também a estratégia de compras.
 


- Os meios humanos

Num primeiro tempo, a força de trabalho existente é a do próprio empresário, eventualmente apoiado por um número reduzido de pessoas.

- Os sócios

Dirigir uma empresa implica a existência de um conjunto de conhecimentos e de competências que raramente se encontram numa única pessoa. Daí o interesse de que se reveste a associação com pessoas que, possuindo competências complementares das do mentor do projeto, assegurem a gestão das diversas áreas funcionais da empresa.

- Os meios financeiros

Tomada a decisão de criar uma nova empresa, é imprescindível definir com o máximo rigor e, também, com alguma margem de segurança as somas necessárias para a concretização dos objetivos previstos e encontrar as respetivas fontes de financiamento.


Todas as sociedades comerciais ou civis sob a forma comercial, cooperativas, empresas públicas e demais entidades que exerçam a título principal uma atividade comercial, industrial ou agrícola constituem entidades que legalmente devem dispor de contabilidade organizada e que, como tal, têm de ter obrigatoriamente os seguintes livros de contabilidade:

  • Livro de Inventário e Balanço;
  • Diário;
  • Razão;
  • Copiador;
  • Livro de Atas.


Tanto para o próprio criador de empresas como para os seus eventuais interlocutores é indispensável apresentar os estudos, análises e reflexões acompanhados de dados quantitativos num documento próprio e bem redigido: o chamado "Plano de Negócios".

Estrutura do Plano de Negócios:

- INTRODUÇÃO - Apresentação resumida do criador e do seu projeto

- CAPÍTULO 1 - O mercado e a envolvente externa

- CAPÍTULO 2 - Os pontos fortes do empresário

- CAPÍTULO 3 - A finalidade, as metas e os objetivos

- CAPÍTULO 4 - As escolhas estratégicas

- CAPÍTULO 5 - Os meios necessários

- CAPÍTULO 6 - A estrutura da empresa

- CAPÍTULO 7 - As previsões financeiras

- ANEXOS


A passagem da ideia à empresa implica, necessariamente, o conhecimento das formalidades associadas à legalização da sua atividade e o contacto com um conjunto de entidades cujas atribuições e atividades se enquadram no, por vezes longo, processo de criação / constituição legal de uma empresa.

 

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